Morfologia: Espécie de tamanho médio, com cabeça pequena, boca inferior com 2 pares de barbilhos curtos. O lábio inferior apresenta um espessamento ósseo, os barbilhos atingem a linha média do olho. Os olhos não são tangentes ao perfil dorsal da cabeça. O perfil posterior da barbatana dorsal é côncavo, sendo a inserção da barbatana perpendicular à linha do corpo.
Coloração: Região dorsal verde escura com região ventral esbranquiçada. Os juvenis apresentam manchas escuras na parte dorsal que desaparecem nos adultos.
Época de reprodução: Abril-Junho; Abril a Maio
Habitat geral: É uma espécie bentónica (que vive nos fundos), sectores com maior profundidade, com corrente lenta a moderada e substrato com maior granulometria. A sua abundância está associada a rios de ordem elevada e baixa altitude, com declive suave, e grandes tributários, e rios de tamanho médio. Os indivíduos de grandes dimensões em locais mais distantes da nascente, enquanto os indivíduos pequenos surgem em locais mais a montante, troços mais estreitos e baixa profundidade, baixo e com poucas fontes de poluição.
Alimentação: O barbo-de-cabeça-pequena alimenta-se nos fundos principalmente de material vegetal, larvas de dípteros, tricópteros, himenópteros, molusca. Tamanho mínimo de captura 20 Período de pesca 1 de Junho a 14 de Março.
Autores: Carolina Santos, Inês Mestre e Mário Flores
Sem comentários:
Enviar um comentário