As figueiras são plantas, geralmente árvores, do género Ficus, família Moraceae. Também são conhecidas como ficus, gameleira e caxinguba, palavra de origem tupi-guarani. Há cerca de 755 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. O género Ficus é um dos maiores do Reino Vegetal.
As figueiras podem crescer de forma enérgica e por isso não é indicado que se cultivem figueiras de grande porte perto de casas, pois o crescimento de suas raízes têm a capacidade de deformar as paredes das residências.
Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insectos.
As figueiras podem ser cultivadas de duas formas principais: por semeadora e por estaquia. O cultivo por semeadora pode ser feito no caso de se obter sementes viáveis de figos. Isto ocorre quase sempre nos locais onde a figueira é nativa. O cultivo por estaquia é empregado no cultivo de figueiras da espécie Ficus carica no Brasil e também quando não se dispõe de sementes da espécie.
Autores: Alexandre Horta e David Martins
Autores: Alexandre Horta e David Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário